Sem categoria

Preservar o Planeta Terra – O Ciclo da Água

O Dia Mundial da ÁGUA celebra-se anualmente a 22 de março.

Não podemos deixar de assinalar esta data sem reforçar a importância da ÁGUA na nossa saúde, sublinhando também a necessidade de preservarmos e pouparmos este recurso natural tão valioso! A ÁGUA é um recurso natural de grande valor económico, estratégico e social, essencial à existência e bem-estar do Homem e aos ecossistemas da Terra. É um bem comum a toda a Humanidade.

Curiosidades:

A ÁGUA é um dos elementos mais importantes para todas as formas de vida conhecidas. Cerca de 70% do peso do corpo humano é composto por ÁGUA. Como 71% do planeta Terra está coberto de ÁGUA, já houve quem dissesse que devia chamar-se o planeta ÁGUA. É que além de a ÁGUA não ser um recurso inesgotável, grande parte dela é salgada e outra grande parte está em forma de gelo.

 

Conhecer o Ciclo da Água é fundamental pois assim as crianças podem entender com mais facilidade de que forma o ser humano pode perturbar este ciclo.

O CICLO DA ÁGUA é o processo de transformação da água na natureza, passando de um estado para outro (líquido, sólido ou gasoso); que se desenvolve através dos processos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração.

  1. O calor irradiado pelo sol aquece a água dos rios, lagos, mares e oceanos ocorrendo o fenómeno da Evaporação. Nesse momento, ocorre a transformação do estado líquido da água para o seu estado gasoso, à medida que se desloca da superfície da Terra para a atmosfera.
  2. O vapor da água arrefece, acumula-se na atmosfera e condensa-se na forma de gotículas, que formarão as nuvens ou nevoeiros. Neste momento, ocorre o processo de Condensação, ou seja, a transformação do estado gasoso da água para o estado líquido, sendo as nuvens, as gotículas de água líquida suspensas no ar.
  3. Com grande quantidade de água condensada na atmosfera, inicia-se o processo de Precipitação, as gotículas suspensas no ar tornam-se pesadas e caem no solo na forma de chuva. Em regiões muito frias a água condensada passa do estado gasoso para o estado líquido e rapidamente para o estado sólido, formando a neve ou o granizo.
  4. Quando o vapor de água condensado cai na superfície terrestre, ocorre a Infiltração; é uma parte dessa água que vai alimentar os lençóis subterrâneos.
  5. Parte da água que se infiltrou no solo pode ser absorvida pelas plantas que, depois de utilizá-la a devolvem à atmosfera por meio do processo de Transpiração.

 

O que podemos fazer para não desperdiçar este recurso tão valioso que é a Água?

  • Utilizar um copo ao escovar os dentes; Fechar a torneira para escovar os dentes;
  • Ficar menos tempo no banho, no máximo até cinco minutos;
  • Desligar o chuveiro enquanto ensaboa o corpo;
  • Evitar tomar banho de banheira, pois consome o dobro de água;
  • Usar a descarga do autoclismo corretamente;
  • Deixar a loiça de molho antes de lavar;
  • Regar as plantas quando o sol é mais fraco e há menos evaporação;
  • Ter mais contacto com a natureza. Desta forma as crianças desenvolvem desde cedo relação com o meio ambiente e o desejo de conservar se torna algo natural!

 

Não esquecer!

  • Preservar o ciclo vital da água é preservar a natureza. Existem muitas regiões no nosso Planeta a sofrer alterações do ciclo natural;
  • A ÁGUA é a fonte de vida de todos os seres vivos,
  • Permite a sobrevivência de todos os seres vivos;
  • Equilibra e conserva a biodiversidade.
  • Regula o clima do Planeta Terra.

 

Texto por: Professora Sónia Rodrigues
Licenciada em Ensino Básico 1º Ciclo desde 2004 e com especialização em educação especial desde 2015. Realizou diversas formações na área da educação sempre com o objetivo de melhor responder às necessidades dos alunos e à complexidade do ensino nos tempos atuais.
E-Mail: dicasprofessorasonia@gmail.com
#conselhosdaprofessorasonia