Blog

Plantas – a natureza que nos rodeia

As PLANTAS estão na natureza, nas nossas matas, nas florestas e nos jardins, Fazem parte da nossa vida, do nosso ambiente. As PLANTAS são seres vivos que nascem, crescem, reproduzem-se e morrem. Para que as PLANTAS possam desenvolver-se, necessitam da luz do sol, da água, e de sais minerais retirados do solo. A maioria das PLANTAS uns frutos possuem várias sementes como é o caso da melancia, da papaia e do melão. Outros possuem apenas uma semente como é o caso do abacate, o pêssego e a manga.

A germinação da semente
As PLANTAS precisam de alimentos assim como os seres humanos. Elas precisam crescer saudáveis e perfeitamente para que produzir bons frutos.
A germinação é o meio pelo qual a PLANTA se reproduz, ou seja, é o início de uma nova PLANTA a partir da semente. Durante a germinação, o caule forma-se para cima e desenvolve-se formando as folhas que produzem o alimento para a PLANTA. Já a raiz cresce para dentro da terra.
Para germinar, a semente precisa de água. Para que se desenvolva a planta precisa de ar, água, sais minerais e luz solar. Desta forma, as folhas produzem o alimento necessário para o seu desenvolvimento dando então início a uma nova PLANTA.

 

Em casa também podemos experimentar algumas atividades da primavera para crianças – são rápidas, fáceis e muito divertidas e baratas, porque o nosso lema é RECICLAR! Vamos partilhar nas redes sociais algumas dessas atividades! Estejam atentos…

 

Texto por: Professora Sónia Rodrigues
Licenciada em Ensino Básico 1º Ciclo desde 2004 e com especialização em educação especial desde 2015. Realizou diversas formações na área da educação sempre com o objetivo de melhor responder às necessidades dos alunos e à complexidade do ensino nos tempos atuais.
E-Mail: dicasprofessorasonia@gmail.com
#dicasdaprofessorasonia