Blog

Páscoa em Casa

A PÁSCOA é uma das datas anuais mais celebradas pelas crianças. Podemos prepará-las para viver a essência desse momento através de atividades de Páscoa e brincadeiras.

Os protagonistas da maioria das atividades de Páscoa são os coelhinhos e os ovos.

Existem muitas propostas educativas, divertidas e criativas para trabalhar com as crianças, a partir das mesmas podemos desenvolver a linguagem, o raciocínio lógico-matemático, o conhecimento geral e musical.

É muito importante trabalhar a inteligência com as crianças, ou seja, fomentar o desenvolvimento da capacidade de distinguir, classificar e manipular diferentes elementos do meio ambiente, sejam eles objetos, animais ou plantas.

 

Na PÁSCOA, são comuns alguns símbolos, como o coelho, os ovos e a cenoura. A PÁSCOA gera um pouco de confusão na cabeça da criança. De repente, ela aprende a cantar: “Coelhinho da Páscoa que trazes para mim, um ovo, dois ovos…”. Então o coelhinho põe ovos?!

  •            Aproveite para falar na classificação dos animais; ovíparos e vivíparos.

 

Os animais ovíparos e vivíparos

Como nasce um coelho? Que animais põe ovos? Quais os animais que nascem da barriga da mãe? De uma maneira criativa, a criança aprende a classificar os animais segundo a forma como são concebidos.

Qual a diferença?

  • Os animais ovivíparos são animais cujas fêmeas libertam os ovos dos seus corpos. Os embriões, então, desenvolvem-se no meio externo, no interior dos ovos. Alimentam-se das reservas nutritivas presentes no seu interior.

Exemplos de animais ovíparos: patos, galinhas, sapos, aranhas, formigas, cobras, tartarugas…

 

  • Nos animais vivíparos, o embrião desenvolve-se por completo no interior do corpo da mãe. Alimenta-se e recebe oxigénio das fontes fisiológicas provenientes do sangue materno.

Exemplos de animais vivíperos: neste grupo estão os animais mamíferos: os seres humanos, vacas, ovelhas, gatos, cachorros, elefantes…

 

Agora que já refrescamos a memória, vamos à prática! Preparados?

 

Material

Folhas brancas A4

figuras de animais: vaca; cavalo; cobra; galinha; pássaros; peixe, etc.

2 ovos (colocar um X num deles)

 

Agrupar os diferentes animais no respetivo conjunto (Ovíparos ou Vivíparos)

      

ATIVIDADES DE PÁSCOA CRIATIVAS E DIVERTIDAS PARA AS NOSSAS CRIANÇAS E NÃO SÓ…

 

  • Criar desenhos com elementos naturais

Durante os passeios pela natureza, recolher pequenos tesouros e, com eles, fazer desenhos de Páscoa. 

  • Decorar a janela para a Páscoa

Aproveitar a janela como painel para celebrar a Páscoa. Como?

Simplesmente utilizando folhas de papel de lustro de diversas cores; Papel autocolante; folhas A4, papel de seda ou celofane.

Imprima a imagem desejada. Recorte o desenho. Fixe o papel autocolante. Coloque-o na janela com a parte adesiva para o lado interno, de modo que a criança possa colar o papel de seda ou celofane.

  • Carimbos de Páscoa

Esta atividade conta com a ajuda de um adulto. Corte a batata ao meio e faça as imagens que desejar. Passe tinta nas partes planas. Imprima a imagem numa folha de papel.

  • Desenhar e colorir

Uma proposta simples, mas muito interessante para trabalhar a coordenação motora fina, é copiar o desenho numa folha de papel vegetal e colorir. Primeiro, imprima um desenho de um coelhinho ou ovo de Páscoa. Coloque a folha de papel vegetal por cima. A criança deve realizar todo o traçado transferindo o desenho. Para finalizar, deve colorir.

 

Espero que tenham gostado destas sugestões de atividades para a Páscoa. Divirta-se muito!

 

Texto por: Professora Sónia Rodrigues
Licenciada em Ensino Básico 1º Ciclo desde 2004 e com especialização em educação especial desde 2015. Realizou diversas formações na área da educação sempre com o objetivo de melhor responder às necessidades dos alunos e à complexidade do ensino nos tempos atuais.
E-Mail: dicasprofessorasonia@gmail.com
#conselhosdaprofessorasonia