Blog

O Sistema Solar

O SISTEMA SOLAR é composto por oito planetas, conforme se considera hoje em dia, além de planetas anões e corpos celestes (asteroides, meteoros, cometas e satélites).

Os oito planetas existentes no Sistema Solar são classificados segundo as suas posições em relação ao Sol. A ordem dos planetas é:

Sol → Mercúrio → Vénus → Terra → Marte → Júpiter → Saturno → Úrano → Neptuno

 

  • O nosso planeta, PLANETA TERRA é um dos oito que estão no Sistema Solar, orbitando em torno de uma estrela central: o SOL, o PLANETA TERRA é o terceiro planeta mais próximo do Sol. Essa órbita permite o desenvolvimento da vida devido à temperatura que chega até nós, o que chamamos de radiação solar. A formação do PLANETA TERRA ocorreu há bilhões de anos, assim como a existência de vida.

 

A Terra é considerada um planeta telúrico ( rochoso) e possui a sua estrutura interna dividida em: crosta terrestre, manto e núcleo. Além da estrutura externa, há também a interna que corresponde à litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera, que são o que oferece as condições favoráveis para a existência de vida.

Características do Planeta Terra

O PLANETA TERRA, também conhecido como Planeta Azul tem cerca de 70% da sua superfície coberta por água. A existência dessa substância no seu estado líquido, juntamente com a presença de oxigénio e a capacidade de reciclar dióxido de carbono, fazem da Terra um planeta com características únicas.

Apesar das grandes descobertas, não há ainda como afirmar que exista um planeta com características tão peculiares capazes de propiciar a existência dos seres vivos. E a Terra não é “viva” apenas sob a ótica biológica, mas também sob a ótica atmosférica, geológica e física, uma vez que tudo isso está em constante transformação.

  • Quanto à sua formação, estima-se ocorreu há aproximadamente 4,56 bilhões de anos.

 

Como o PLANETA TERRA é dividido?

O Planeta Terra é um dos quatro planetas do Sistema Solar de composição rochosa, conhecidos também como telúricos ou terrestres. Os planetas rochosos possuem uma estrutura interna semelhante dividida em

 

Crosta Terrestre

  • A crosta é também conhecida como litosfera e corresponde à camada mais externa da Terra, formada por rochas e minerais, como silício, magnésio, ferro e alumínio.

 

  • O Manto localiza-se entre a crosta terrestre e o núcleo. É conhecido como camada intermediária, que se divide em manto superior e manto inferior. Com temperatura média de até 2.000°C, essa camada é composta por material magmático.
  • Núcleo é a camada mais interna da Terra e divide-se em núcleo externo e núcleo interno. É também a camada que apresenta a maior temperatura, que, segundo cientistas, pode alcançar 6.000°C.

Estrutura Externa da Terra

O que diz respeito à parte externa do planeta Terra, há também uma classificação de sua estrutura. As camadas externas da Terra são: biosfera, atmosfera, litosfera e hidrosfera.

  • Atmosfera

Corresponde a uma camada gasosa que envolve todo o Planeta Terra. Ela é formada por gases mantidos pela gravidade, cuja principal função é proteger o planeta da radiação solar emitida, filtrando-a, além manter a temperatura média da Terra, fazendo com que não haja uma grande amplitude térmica.

  • Hidrosfera

Corresponde à camada que compreende os corpos hídricos do Planeta Terra. Abrange não só os oceanos, mas também os mares, os rios, os lagos e as águas subterrâneas.

  • Biosfera

Corresponde ao conjunto de ecossistemas que compreendem a Terra. Basicamente, diz respeito aos grupos de seres vivos que a habitam. Esses ecossistemas encontram-se desde os pontos mais elevados do planeta até as partes do fundo oceânico.

 

Curiosidades sobre o PLANETA TERRA

  • Sabias que o PLANETA TERRA não é plana? Os cientistas utilizaram várias técnicas para chegarem a essa conclusão. Atualmente, a geodésica, ciência que faz estudos a respeito das dimensões, forma e gravidade do planeta e nos permite afirmar que a TERRA tem o formato arredondado.
  • A rotação do PLANETA TERRA diminui gradualmente, contudo, de maneira praticamente impercetível aos seres humanos. Essa diminuição é de aproximadamente 17 milissegundos a cada 100 anos e provoca o aumento da duração do dia.
  • A TERRA é o único planeta do Sistema Solar que não recebeu o nome de um deus. Os outros planetas — Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno — receberam nomes de deuses romanos.
  • O PLANETA TERRA é o único planeta do Sistema Solar em que a água pode ser encontrada nos três estados: sólido, líquido e gasoso.
  • Ocorrem terremotos a cada dois minutos no PLANETA TERRA.
  • O nosso planeta é chamado de TERRA, mas 70% de sua superfície são cobertos de água: os oceanos.
  • Durante alguns momentos na história, como a Idade Média, acreditava-se que o PLANETA TERRA era o centro do Universo.
  • Galileu Galilei comprovou, em 1613, que o PLANETA TERRA não era o centro do Universo, mas foi obrigado, pela Igreja Católica, a negar a sua teoria. Em 1992, o papa João Paulo II pediu desculpas a Galileu pelo equívoco religioso e reconheceu formalmente sua teoria.

 

Texto por: Professora Sónia Rodrigues
Licenciada em Ensino Básico 1º Ciclo desde 2004 e com especialização em educação especial desde 2015. Realizou diversas formações na área da educação sempre com o objetivo de melhor responder às necessidades dos alunos e à complexidade do ensino nos tempos atuais.
E-Mail: dicasprofessorasonia@gmail.com
#dicasdaprofessorasonia